sábado, 26 de julho de 2008

O paradoxo gaúcho

Existem coisas no futebol que são muito difíceis de explicar, e uma delas é o Grêmio de Porto Alegre. Posso citar aqui vários episódios estranhos envolvendo o tricolor gaúcho, desde a conquista do campeonato mundial de 1983 com um time contando com muitos jogadores notadamente limitados, até a lendária partida no Aflitos contra o Náutico em 2004, quando o Grêmio subiu para a primeira divisão com apenas sete jogadores em campo. Mas vamos tratar do presente, quem iria querer atletas como Tcheco, Paulo Sérgio ou Marcel no seu time? Sem contar os outros vários jogadores que não seriam nem reservas na maioria dos grandes clubes brasileiros. Mas ai que está!! No Grêmio eles jogam, e muito. A equipe já é líder do campeonato brasileiro jogando um belo futebol, no comando do contestado (e burro, orelhudo, corno etc., segundo várias torcidas) Celso Roth. O que acontece com essa equipe do sul do país? Difícil explicar com palavras, mas o time gaúcho possui uma mística diferente dos outros times brasileiros, talvez devido à proximidade do estado do Rio Grande do Sul com nossos vizinhos argentinos e uruguaios. A camisa gremista transmite alguns fluídos que certamente não são habituais. E amanhã o estádio Olímpico estará lotado novamente, presenciando mais uma vez o milagre do futebol.

7 comentários:

Anônimo disse...

Vamus torcer que o gremio não tenha tanta sorte com o verdão!
Ótimo texto.
Abraçus ;D

Daniel Leite disse...

Muito legal o blog, Elder. Gosto muito dessa idéia de comentar futebol de uma forma diferente. Evita os clichês da imprensa esportiva, como "abriu o marcador", "gol da vitória", "o goleiro aceitou" etc.

Ontem, o Flávio Prado disse algo interessante. O único time no país em que todos os atletas jogam demais é o Grêmio (o Paraná e o Goiás, na minha opinião, também não ficam atrás). É impressionante. Marcel, Marcel (o que está no Corinthians), Herrera, Paulo Sérgio, Reinaldo, Tcheco, Diego Souza (ele está voltando à Terra, gradativamente), Rodrigo Fabri e mais um punhado são bons exemplos. Há uma mística inexplicável. Mesmo assim, não acredito que o Grêmio vá disputar o título - o Internacional assumirá o posto de time sulista concorrente. Mas é isso aí, um time limitado, um técnico contestado e uma campanha vencedora. (a grande jogada do Grêmio foi ter contratado Edixon Perea, ótimo desde os tempos de Atlético Nacional).

Valeu, até mais!

Lílian Alcântara disse...

Muito bom, sempre achei um time diferente, e apesar de torcer só para um simpatizo muito com o grêmio. A ponto de torcer pra ele em alguns jogos mesmo sendo ruim para o Cruzeiro. O blog também está muito bom, pra qm dizia não fazer bons textos, se superou legal! =D

Lílian Alcântara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Murilo da Luz disse...

Mesmo sem nenhum jogador gaúcho no time titular, a garra daqueles que jogam diante da contagiante torcida vestindo as cores do Imortal se multiplica.

Talvez seja inexplicavel mesmo. Principalmente quando vemos Lúcio e Paulo Sérgio jogarem lá o que jamais apresentaram no nosso Verde!

Só que amanhã quem vai brilhar é quem agora veste a camisa alviverde! Diego Souza...

hahaha.. espero!

valeu pela indicação do meu blog

abraço

Lívia Alcântara disse...

hohohohohoho!
muito bunitinho o blogger!...estética legal! Vixe...agora vc n vai saber se isso é bom ou ruim, já q tenho um gosto com o qual todos concordam.Gotei dos textos. Ah! E os pontos também estão numa quantidade legal....kkkkkkkk

Dênny Siviero disse...

Cara ..... to quase extasiado aki ..... mando mto bem nesse segundo texto ..... bem mais seguro q o primeiro ...... (na minha humilde opiniao) .... Se conseguiu resumir em poucas linhas muitas coisas do q a gte se pergunta neh.... Seria o gremio um "Boca Juniors" do Brasil???

Abraçao!!!!